quinta-feira, 22 de julho de 2010

Noícias do Piratini - Portal do Estado do RS - Publicação: 30.11.07-17:57
Programa Poupança Florestal será apresentado em
Fórum de Responsabilidade Socioambiental


Evento beneficente
O 1º Fórum de Responsabilidade Socioambiental é um evento beneficente e multidisciplinar, promovido pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), através do Centro de Ciências da Saúde - Curso de Psicologia e em parceria com a Consultoria Jr. “A programação conta também com cases de sucesso, palestras, e exposições de trabalhos”, diz a coordenadora do evento Súsi Barcelos e Lima.

Curso de Psicologia realiza Fórum de Responsabilidade Sócio-Ambiental

Evento aconteceu dia 1º de dezembro de 2007


Programação8h - Credenciamento
8h30min - Solenidade de Abertura do Fórum
8h45min - Somos Todos Responsáveis: por uma consciência sócio-ecológica (Palestra da psicóloga Claudia Corral)
9h30min - 1° Case: 2ª Maratona do Consumo Consciente Unimed Bagé
10h20min - Exposição de trabalhos
10h45min - 2º Case: Responsabilidade sócio-ambiental, uma questão de atitude (Cotrijuí Dom Pedrito)
13h30min - Exposição de trabalhos
14h - Ecopedagogia: Da conscientização à prática do desenvolvimento sustentável (Palestra da psicóloga Silvia Vargas)

15h - Exposição de trabalhos
15h30min - Fórum sobre Florestamento (EMATER)
18h30min - Divulgação das entidades beneficiadas e encerramento
20/07/2010

Pais são vitais para evitar alcoolismo dos filhos

O estudo, que será publicado na edição de julho do Journal of Studies on Alcohol and Drugs, analisou mais de 5 mil adolescentes

Os pais ficam decepcionados quando descobrem que não conseguem evitar que o filho entre em contato precocemente com as bebidas alcoólicas. Festas e casas dos amigos são lugares propícios para que o álcool seja experimentado. Mas a boa notícia é que o estilo de vida dos pais pode ajudar os filhos a não desenvolver o vício pela bebida, de acordo com um estudo da Brigham Young University, nos EUA.

O estudo, que será publicado na edição de julho do Journal of Studies on Alcohol and Drugs, analisou mais de 5 mil adolescentes, entre 12 e 19 anos de idade, que foram interrogados sobre seus hábitos de consumo e sua relação com seus pais. O nível de responsabilidade e comprometimento com os filhos também foi avaliado. Por meio disso, os pesquisadores descobriram que:

- Os adolescentes menos propensos a criar o vício em bebida tinham pais muito responsáveis e afetivos;

- Aqueles pais afetivos, porém pouco responsáveis, contribuíam para triplicar os riscos da participação adolescente na bebedeira;

- Adolescentes que tinham pais extremamente responsáveis, mas pouco afetuosos tinham os índices dobrados de adquirir um vício de bebida.

- A análise estatística também mostrou que os adolescentes religiosos eram significativamente menos prováveis de beber qualquer bebida alcoólica.

Segundo os pesquisadores, a inovação desse estudo está em distinguir qualquer consumo de álcool do vício em beber. Os estudos anteriores colocavam a relação dos pais e a bebida no mesmo nível, mostrando influência modesta na melhor das hipóteses. "Se os pais não podem impedir seus filhos de experimentarem bebidas alcoólicas, eles podem ter um impacto significativo sobre o tipo mais perigoso do hábito de beber, o vício", disse Stephen Bahr, um professor na faculdade de BYU de Família, Lar e Ciências Sociais.

Os companheiros de um adolescente têm também papel fundamental sobre os hábitos e consumos destes, aí incluso o consumo de bebidas alcoólicas. Porém, os pesquisadores ressaltaram que filhos de pessoas afetivas e responsáveis tendiam a ter companhias com estilo de vida parecido. "O período da adolescência é uma espécie de período de transição e, por vezes, os pais têm dificuldade em trabalhar isso", disse Bahr. "Embora os amigos sejam muito importantes, os pais é quem são responsáveis por aquilo que o filho será."


Autor: Assessoria de Imprensa Grupo Viva
Fonte: Alcolismo.com.br