domingo, 15 de julho de 2012

Um novo e mais moderno universo masculino - Caderno Pampa :: Edição nº 264 :: 14 de julho de 2012 ::




No Dia Internacional do Homem surge um novo e mais moderno estilo masculino
Eles gostam de futebol, de carros, de churrasco e agora também sabem cuidar do cabelo, das unhas e escolhem as roupas que usam de acordo com as tendências de moda. Os homens mudaram e evoluíram. A imagem do “machão”, alheio a qualquer tipo de vaidade ou sentimento já era e agora o que se vê é uma nova e moderna geração que, além de ser mais estilosa também cuida da saúde e se preocupa com o seu bem estar. E depois do tão propagado Dia Internacional da Mulher, festejado dia 8 de março, é hora de lembrar do Dia Internacional do Homem, marcado para 15 de julho, aproveitando o gancho para entender as mudanças do universo masculino e o que de novo o mercado estético e da moda tem a oferecer.


A Psicóloga Silvia Vargas destaca que muitos homens ainda são reticentes em demonstrar vaidade com o cuidado do corpo e da beleza pelo contesto cultural em que vivemos, mas que os conceitos vêm se modificando. Ela lembra que por conta das demoras nas mudanças sociais muitos homens ainda tem receio em mostrar que se preocupam com o seu corpo e com a sua beleza, em função do julgamento e da critica social e cultural.
“A cultura é construída pela sociedade e as mudanças, de um modo geral, são lentas. No passado o papel do homem baseava-se em ser forte, bem sucedido, um bom provedor e mantenedor de sua família. Esse era descrito como "um belo homem". A estética da beleza, cuidados com a pele, com o corpo era reservado ao feminino ou com tido como coisa de mulher’.
Silvia observa ainda que o culto ao corpo, ao aumento da massa muscular, o "tornar-se forte" foi aceito com muito mais naturalidade do que os tratamentos estéticos de face e cabelo, por exemplo.
“Junto com este movimento, o tempo trouxe a ampliação ao acesso de informação por todos os tipos de mídia, a percepção e observação que em outros lugares (do mundo) a estética está cada vez mais sendo associada a saúde, e isso vem permitindo aos homens cada vez mais demonstrar o prazer que está diretamente vinculado ao bem estar de cuidar-se de forma integral e abrangente e de ser elogiado por isso, não apenas por ser forte, mas por ser bonito, cheiroso, elegante, moderno”.
E muitos já são os tratamentos estéticos disponíveis especialmente para os homens, que precisam ser diferentes dos femininos uma vez que os homens apresentam uma pele mais espessa e oleosa, o que favorece o aparecimento de pontos negros, acne, entre outros. E para os homens que estão iniciando os cuidados com a pele o indicado é começar pelos cuidados diários, que além de proporcionar uma pela mais saudável servem também para combater o envelhecimento precoce.
Uma dica para uma barba bem feita seria a utilização de uma lâmina nova para cada dia, e fazer a barba durante o banho ou logo após o banho, pois a pele estará úmida e macia. É importante também utilizar um produto para promover o deslizamento da lâmina, que pode ser em gel, espuma ou em creme; e no pós-barba deve-se proteger e tratar o local com uma loção calmante, hidratante e cicatrizante.
A esfoliação, hidratação e proteção da pele são palavras que devem pertencer a rotina diária masculina. E para os homens que já estão mais habituados com os cuidados, vale a pena visitar uma clinica estética e conhecer as novidades da área.
No quesito moda a empresária Andrea Baz lembra que os homens estão muito mais ousados e dispostos a experimentar as novidades do setor. As peças ficaram mais ajustadas ao corpo e ganharam cores mais vivas e vibrantes.
“Aos poucos os homens estão mostrando-se mais abertos as novidades do mercado e, com isso, as grandes grifes estão investindo em peças mais ousadas e arrojadas”.
Os casacos ficaram mais acertados na cintura, as calças mais justas nas pernas e as camisas ganharam novas e mais modernas modelagens. Para o inverno, os casacos mais pesados ganharam roupagem mais descontraída e os cardigans com estampas xadrez não podem faltar no guarda roupa masculino. Andrea lembra, no entanto, que o mercado ainda oferece opções para aqueles que ainda não se renderam as novidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário