quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Caderno Pampa :: 24 de janeiro de 2014 :: Edição 304


domingo, 26 de janeiro de 2014

ESPECIAL VOLTA ÀS AULAS

Organize sua rotina... estamos às vésperas do retorno para o período escolar!
Depois do descanso das férias, as aulas estão prestes a começar e é chegada a hora de começar a se preparar

A Psicóloga Sílvia Vargas destaca algumas dicas
Quem disse que mesmo durante as férias um pouco de rotina e organização não fazem bem? Principalmente, se o período de recesso escolar estiver caminhando para o final e chegar a hora de começar a pensar na preparação das crianças e adolescentes para o retorno às aulas. Ainda que, em geral, a rotina das famílias sofra várias alterações no período de férias, é importante que ao menos nas semanas que antecedem o retorno às aulas, os hábitos e a rotina sejam retornados a normalidade, principalmente quanto aos horários de sono e alimentação.

A Psicóloga Sílvia Vargas destaca ainda que ao longo das férias, em especial para crianças que estão nas séries inicias, é aconselhável que pequenos hábitos e rotinas vinculados ao aprendizado sejam cultivados. Como sugestão pode-se motivar a criança a escrever o diário das férias e à moda antiga, nada de tablet nessa hora. Para isso, eles podem utilizar uma caderneta, agenda, caderninho, usando canetas e lápis. Eles podem, ainda, lustrar o diário. Já os menores, da educação infantil, podem contar suas férias desenhando. Todos os dias, um pouquinho a cada dia, como se criassem um livrinho.

“Os livros de história devem fazer parte do cotidiano das férias, seja em casa ou nos passeios e viagens, podem estar dentro do carro e ou junto com os brinquedos e jogos prediletos para que as crianças possam vinculá-los com diversão e não como obrigação. Nada de dizer: “para de brincar que agora é hora de ler um pouquinho”, como se ler fosse penitência. Nada disso, a escrita do diário, os desenhos, a leitura, devem ser tratados como parte da diversão das férias”, destaca Sílvia.

Outra recomendação da Psicóloga é que na proximidade do início das aulas os pais devem mostrar-se animados, empolgados com o retorno a escola, promovendo a curiosidade quanto à nova professora, o interesse por novos colegas, lembrar o quanto aprenderam e evoluíram no ano anterior e despertar expectativas quanto ao que aprenderão neste ano. É hora também de reorganizar o material escolar, separando o que pode ser reaproveitado e, também, usando a oportunidade para colocar em práticas as lições de matemática, quando for chegada a hora de ir às compras.

“Os pais precisam policiar-se para não “reclamar” na frente dos filhos quanto ao final das férias ou como o período passou rápido ou, ainda, que já irá recomeçar a correria  e a função de levar as crianças para a escola. Ter em mente que as crianças são como “esponjas”, que repetem nossas falas e nossos comportamentos. Se nos mostramos animados e felizes com o retorno, motivados por cumprir com nossos compromissos será muito mais simples, mais fácil de readaptá-los ao novo ano letivo. É importante deletar a palavra obrigação e ensinar a criança que a vida é feita de compromissos, nós temos os nosso e eles também tem os deles, que iniciam com a escola”, conclui Sílvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário